1O que é Piso Intertravado

O que são ? Os pisos ou pavimentos intertravados são peças modulares de concreto com diversas formas, cores e texturas que, dispostas em conjunto, criam grandes áreas de superfícies pavimentadas, destinadas à utilização por pessoas e veículos leves ou pesados.

2Características

A pavimentação com peças pré-moldadas de concreto tem como principal característica o fato de ser simplesmente apoiado sobre uma camada de areia, desde que devidamente confinada. O conceito básico deste tipo de piso é o intertravamento, ou seja, a transmissão de parte da carga de uma peça para a peça vizinha através do atrito lateral entre elas, sendo este atrito lateral garantido através do preenchimento das juntas entre as peças simplesmente com areia fina. Os pavimentos intertravados têm, basicamente, a seguinte seção transversal: Seção típica dos pavimentos intertravados A espessura das peças varia de acordo com o tráfego a que estarão submetidas. Recomenda-se: • 6 cm: para áreas de pedestres, ciclovias, veículos e caminhões até 2 eixos; • 8 cm: para tráfego de veículos comerciais e outros veículos pesados (carretas até 06 eixos); • 10 cm: para situações de tráfego muito pesado.

3Vantagens

As vantagens e a simplicidade do processo de construção destes pisos são conhecidas pelo meio técnico. No entanto, algumas de suas propriedades merecem ser ressaltadas: • Resistência e durabilidade • Utilização imediata do pavimento • Facilidade de execução • Homogeneidade • Estética • Refletem melhor a luz do que outros tipos de superfície e proporcionam um excepcional conforto térmico. Além disso, mesmo sob chuva, os pisos intertravados de concreto não são escorregadios. • É o piso mais permeável, permitindo a passagem de parte da água da chuva para o solo; • Pode ser desmanchado e reconstruído com 100% de aproveitamento das peças, permitindo fácil reparação em caso de recalque do sub-leito (terreno natural)

4Execução

A colocação dos pisos intertravados é simples: Veja os passos: 1 - preparar o sub-leito (terreno natural) através de compactação e nivelamento; 2 - executar uma camada de areia grossa sarrafeada e nivelada com espessura média de 5 cm; 3 - assentar as peças pré-moldadas sobre a camada de areia, posicionando-as uma encostada na outra; 4 - executar uma pré-compactação das peças já assentadas através de placa vibratória para o adensamento do colchão de areia e eliminação de eventuais desníveis. 5- finalmente espalha-se, por varredura, areia fina sobre o piso para o preenchimento das juntas e executa-se a compactação final com placa vibratória para que as juntas fiquem totalmente preenchidas com areia..

5Manutenção

O piso intertravado deve ser limpo, sempre que for necessário, utilizando-se métodos tradicionais. Água, sabão neutro e vassoura são na maioria dos casos a solução ideal. É possível a utilização de alta pressão para lavagem do piso apenas resguardando a aplicação do jato de forma adequada. Existem ainda produtos especiais de limpeza, desenvolvidos para remoção de óleos, gorduras tintas e chicletes. E também produtos para proteção, podendo-se melhorar a coloração, aumentar a resistência à abrasão ou dar aspecto brilhante à superfície do piso. A cada 5 anos é aconselhável a verificação das juntas e, se necessário, a reexecução dos rejuntamentos apenas com areia.

6Considerações finais

A pavimentação em blocos de concreto tem-se revelado extremamente vantajosa, em termos de custo, e vem sendo adotada de forma crescente por diversas municipalidades, empresas e particulares. Trata-se, portanto, de uma alternativa a ser considerada por administradores públicos e privados, projetistas, e construtores, bem como por qualquer pessoa envolvida na escolha dos tipos de pisos e pavimentos a serem utilizados nos mais diversos campos de aplicação.